terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escola de Porto Nacional é campo de pesquisa de dissertação do primeiro mestrado em Ciências Humanas do Tocantins

Escrito por Marcus Mesquita


O professor efetivo da rede estadual SEDUC-TO Rubenilson Pereira de Araujo, (cargo PROEB) está afastado do exercício profissional (licença remunerada com base na lei estadual 1751, de 18/12/2006) em virtude de se encontrar na fase de conclusão de seu curso de mestrado em Letras - Ensino de Língua e Literatura (MELL) promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína. A sua pesquisa intitulada:  “Gênero, Sexualidade e Currículo: um estudo de caso das práticas discursivas de subjetivação no ambiente escolar” foi desenvolvida no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira no município de Porto Nacional. Os informantes/sujeitos de pesquisa foram representantes do corpo docente, discente, técnico e diretivo da escola. Os instrumentos utilizados foram análises de documentos oficiais da escola e entrevistas semiestruturadas com os informantes a respeito dos alunos homossexuais inseridos no contexto escolar. Na programação do dia pedagógico letivo ( 17/09 ), o referido pesquisador socializou com a equipe docente e técnica da escola os dados preliminares antes da qualificação da dissertação, prevista para o mês seguinte no PPGL/UFT em Araguaína.  Segundo o prof. Mestrando Rubenilson, tratou-se de um momento ímpar, mais importante do que a apresentação realizada em congressos científicos nacionais para integralização dos créditos do mestrado, visto agora ter a oportunidade de socializar diretamente com os sujeitos representantes do lócus onde os dados da pesquisa foram coletados.  Além de se discutir sobre Gênero, Sexualidade e Currículo, houve uma análise do PPP da escola para se rever a posição da u.e. quanto ao trabalho realizado a respeito da diversidade, já que a escola se preocupa em formar cidadãos conscientes e humanos.

Desfile em comemoração a Independência do Brasil : momento de arte, cultura e civismo

No dia 3 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, o Colégio Estadual Dr Pedro Ludovico Teixeira desfilou pelas ruas do bairro onde a escola está inserida. Estiveram presentes várias autoridades do município, além da comunidade local.
Este ano, o colégio apresentou o tema 150 anos de Porto Nacional, dando ênfase a fatos, instituições e pessoas que influenciaram para que a cidade se desenvolvesse.
Uma dessas instituições é o Colégio Pedro Ludovico Teixeira que, nos últimos anos, tem contribuído muito para a comunidade. Além de se preocupar com o conhecimento intelectual de seus alunos, desenvolve também ações que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e críticos, cumprindo assim sua função social. Arte, cultura e esporte são atividades praticadas por seus alunos, mas, o mais importante, é trabalhar de mãos dadas com a comunidade. Só com a contribuição de todos – pais, alunos e funcionários, a educação poderá ser de qualidade.
A escola agradece o apoio de todos nessa caminhada tão árdua em busca da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Em especial aos alunos que sempre estiveram presentes nos eventos promovidos pela escola, demonstrando mais uma vez que “QUEM TEM HISTÓRIA TEM FORÇA PARA O FUTURO”.